segunda-feira, maio 26, 2008

o terceiro sexo: os Hijras


Hijra é uma palavra urdu que significa eunuco ou hermafrodita. No entanto, na realidade, os hijras são muito diversos e a maioria entra na comunidade quando são ainda jovens. Os Hijras são hermafroditas, assim como as mulheres que são incapazes de menstruar ou terem vidas "normais" de mulher que consiste em casarem e produzirem crianças. No entanto, um grande número de homens que são hijras identificam-se como mais femininas do que masculinas, principalmente porque o seu desejo sexual é para homens, e não para mulheres.

Os hijras são uma antiga comunidade no subcontinente indiano com membros do Paquistão e do Bangladesh. Eles são classificados como o terceiro sexo e têm o seu próprio género. Serena NANDA descreve-os como "homem menos macho" e "o homem mais mulher". Eles não são considerados nem homens nem mulheres, devido à sua incapacidade de se reproduzirem. No subcontinente indiano, dá-se uma grande ênfase à capacidade de ter filhos. Alguém que é incapaz de ter filhos não é considerado um verdadeiro homem ou mulher. Por isso, os hijras são uma identidade distinta, que não se encaixam em nenhuma categoria, com aspectos de ambos os sexos.


Q: Os hijras deixam ficar o pénis e só retiram os testículos ?
R: Para se tornar um "verdadeiro" Hijra eles têm de remover as duas partes para que se pareçam com mulheres o mais possível.

Q: A prostituição dos Hijra existe há muito tempo?
R: Não da mesma forma que é hoje. Anteriormente, os hijras costumavam vender sexo em certos templos para fins religiosos. No entanto, hoje alguns gurus hijras incentivar os jovens a tornarem-se prostitutas porque isso traz-lhes mais dinheiro do que os outros empregos.

Q: Os hijras são incapazes de reproduzir biologicamente? A: Yes.
R: Sim. Um dos mais importantes testes para a adesão à comunidade Hijra no século passado foi a prova de impotência. Os hijras potenciais eram postos a dormir ao lado de uma prostituta para um determinado número de dias.

Q: Do hijras marry within the hijra community, or do they marry men or women? Q: Os hijras casam dentro da comunidade, ou casam com homens ou mulheres?
R: Eles casam com homens, preferencialmente e referem-se a eles como seus maridos.

Q: Como são tratados os hijras no Paquistão e na Índia?
R: Eles são vistos com atitudes diferentes. Algumas pessoas os consideram como uma ameaça, enquanto outros sentem pena deles. Porque o Paquistão é um país muçulmano, os hijras não têm o mesmo tipo de respeito que teriam ao abrigo do Hinduísmo. Eles são perseguidos e não têm muita protecção.

Q: O conceito de hijras vem para o subcontinente indiano atravès da muçulmanos?
R: Provavelmente, trouxeram uma atitude diferente com eles que se deve ter fundido com o que os hijras são, hoje, principalmente porque a maioria deles identificam-se com o Islão. No entanto, o conceito de hijras é da literatura hindu e faz parte da religião hindu.