quinta-feira, maio 22, 2008

Kopi Luwak e Kopi Muncak

Kopi Luwak é um café feito com grãos de café que foram previamente comidos e passaram pelo trato digestivo de um animal, existente na Indonésia pouco maior que um gato doméstico.
Os Luwaks, como são chamados estes animais, comem as bagas de café e descascam-nas no seu trato digestivo, eliminando os grãos de café intactos. Estes grãos de café são depois apanhados na selva e dão origem ao Kopi Luwak, o mais caro café do mundo.
Porque é que é tão caro?

Um dos motivos do elevado preço deste café é a escassez. O processo de apanha deste café é também extremamente moroso e caro, uma vez que os grãos são manualmente apanhados no chão da selva por humanos.
Estes Luwaks são animais que existem apenas na Indonésia nas ilhas de Sumatra, Java e Sulawesi, ajudando também para a escassez do produto. Os Luwaks não são criados em cativeiro e por isso mesmo a apanha destes grãos tem de ser feita mesmo na selva.
Porque é que este café é tão bom?

Este café é considerado um dos melhores cafés do mundo e visto como uma das mais fabulosas iguarias e petiscos gourmet. Há vários factores que contribuem para isso.
Os Luwaks são animais com um forte sentido olfactivo e, alimentando-se de grãos de café, escolhem criteriosamente nas plantações os melhores grãos, antes de serem apanhados. Há pois uma seleção se apenas os melhores grãos feita por animais que têm talneto natural para esta tarefa e que a desempenham muito melhor do que qualquer pessoa.
Ao passar pelo estômago dos Luwaks, os grãos de café são actuados por uma enzima que reduz o sabor amargo dos grãos de café dando origem a um café muito mais aromático e doce.
Um bom presente?

Sem dúvida. Este café é uma autêntica iguaria e um produto extremamente exclusivo, sendo por isso algo muito especial e que, quer por curiosidade, quer realmente pelo sabor, todos os apreciadores de café vão querer experimentar.
Pode ser adquirido em diversos sítios, nomeadamente no http://www.animalcoffee.com/ onde se vendem embalagens simples e também bonitas caixas de oferta.
Kopi Muncak (também Kopi Muntjak) é um tipo semelhante de café produzido a partir de fezes de várias espécies de veados, ou Muntjac, que são encontrados em todo o Sudeste da Ásia. Ao contrário do café Kopi Luwak, este tipo de café não é geralmente produzido a partir de veados em cativeiro, mas é vulgarmente apanhado na natureza, principalmente na Malásia e no arquipélago indonésio.

Se a opção, é outro café não-fermentado pelos macacos e veados selvagens, aqui vão umas receitas :
.
Café, Chocolate e Açucar Mascavado.
Café, Chocolate e Cravinhos da índia.
Canela, Baunilha e Noz moscada.
4. Thai Iced CoffeeA
Café e Chai (uma especearia tailandesa)
Café e Chocolate Branco
6. Cinnamon Caramel Iced Coffee
Café ,Canela e Caramelo
Café, Chocolate, Caramelo e Espuma de Leite por cima.
Café, Whisky Irlandês e Natas por cima.
9. Cafe Con Miel
Café e Mel.