domingo, maio 04, 2008

Marcus Tullius Cicerus


Parece até que Cicero era vidente e profeta ...

Ele dizia que «Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas,usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade;ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação;ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.»
.
(Discurso de Cícero, tribuno romano, no ano de 42 AC, referindo-se à podridão existente no governo)

(Do Xico. Obrigada)
.
«Trust no one unless you have eaten much salt with him»
.
Curiosidade: "Cícerus" significa Grão de Bico, em latim

5 comentários:

xico.lf disse...

Fresquinha,
"Essa" do "grão de bico" ... não sabia!
O meu latim é limitadíssimo (só quase ... quosque tandem o catilina vis abuttere patienta nostra etc e mesmo isto com erros!), e falta-me o meu Avô (o mesmo do outro dia) que tinha o Curso de Teologia e me explicava o que ia precisando ...
Interessante busto o que aqui publicas!!
Ah! e sinceramente vou ter que pensar na frase "Trust no one ...", porque ou é tarde (boa desculpa!!!) ou não estou a atingir o significado!!!
:)))

Fresquinha disse...

Também é uma frase de Cícero que quer dizer que não deves confiar em ninguém - a menos que o conheças muito bem e tenha estado à tua mesa muitas vezes (o sal)e que está claramente ligado ao texto que me enviáste.

É tarde ...

xico.lf disse...

Touché !...

Mas sim, também é tarde e amanhã exames de saúde toda a manhã ...

Fresquinha disse...

Tem graça. Tenho o registo de que me mandáste isto hoje às 21.

De qualquer modo, devias estar muito mal para não fazeres a analogia. Que disse o médico ? :-)))

cris disse...

Bês???? Podridão sempre houve, está é a ficar escandalosamente visível e nada se faz para pôr fim. Hum Gostei muito.

beijocas... Volto noutro dia com tempo para ler o de cima, sobre doutores...