Parece até que Cicero era vidente e profeta ...
Ele dizia que «Uma nação pode sobreviver aos idiotas e até aos gananciosos. Mas não pode sobreviver à traição gerada dentro de si mesma. Um inimigo exterior não é tão perigoso, porque é conhecido e carrega suas bandeiras abertamente. Mas o traidor se move livremente dentro do governo, seus melífluos sussurros são ouvidos entre todos e ecoam no próprio vestíbulo do Estado. E esse traidor não parece ser um traidor; ele fala com familiaridade a suas vítimas,usa sua face e suas roupas e apela aos sentimentos que se alojam no coração de todas as pessoas. Ele arruína as raízes da sociedade;ele trabalha em segredo e oculto na noite para demolir as fundações da nação;ele infecta o corpo político a tal ponto que este sucumbe.»
.(Discurso de Cícero, tribuno romano, no ano de 42 AC, referindo-se à podridão existente no governo)
(Do Xico. Obrigada)
.
«Trust no one unless you have eaten much salt with him»
.
Curiosidade: "Cícerus" significa Grão de Bico, em latim
5 comentários:
Fresquinha,
"Essa" do "grão de bico" ... não sabia!
O meu latim é limitadíssimo (só quase ... quosque tandem o catilina vis abuttere patienta nostra etc e mesmo isto com erros!), e falta-me o meu Avô (o mesmo do outro dia) que tinha o Curso de Teologia e me explicava o que ia precisando ...
Interessante busto o que aqui publicas!!
Ah! e sinceramente vou ter que pensar na frase "Trust no one ...", porque ou é tarde (boa desculpa!!!) ou não estou a atingir o significado!!!
:)))
Também é uma frase de Cícero que quer dizer que não deves confiar em ninguém - a menos que o conheças muito bem e tenha estado à tua mesa muitas vezes (o sal)e que está claramente ligado ao texto que me enviáste.
É tarde ...
Touché !...
Mas sim, também é tarde e amanhã exames de saúde toda a manhã ...
Tem graça. Tenho o registo de que me mandáste isto hoje às 21.
De qualquer modo, devias estar muito mal para não fazeres a analogia. Que disse o médico ? :-)))
Bês???? Podridão sempre houve, está é a ficar escandalosamente visível e nada se faz para pôr fim. Hum Gostei muito.
beijocas... Volto noutro dia com tempo para ler o de cima, sobre doutores...
Enviar um comentário