sábado, novembro 25, 2006

dias caseiros


Europeus do norte lêem mais do que os do sul.
Os portugueses estão entre os que menos lêem na União Europeia.
Mais de metade dos europeus (cerca de 60%) afirma ler pelo menos um livro por ano. O estudo encomendado pela Comissão Europeia revela que nos países da Europa do norte há uma tendência maior para a leitura do que em outras regiões da União Europeia.
A liderar o ranking de hábitos de leitura está a Suécia com 72%, seguida da Finlândia com 65% e do Reino Unido com 63%. O grupo dos países onde os cidadãos assumem não terem lido um único livro nos últimos 12 meses é encabeçado por Portugal com 67%. Seguem-se a Grécia com 54% e a Espanha com 53%.

Relativamente às revistas, perto de 60% dos europeus declaram ler revistas pelo menos uma vez por mês. Mais de um terço dos cidadãos da UE (35%) lê revistas uma ou mais vezes por semana, é o caso da Finlândia com 61% e Luxemburgo com 52%. Um quinto dos europeus não lê revistas e os países que têm os índices mais baixos são a Grécia com 46% e Portugal com 37%.
Cerca de metade dos europeus (46%) lê um jornal todos os dias. Um em cada dois cidadãos da União Europeia lê periódicos cinco a sete vezes por semana.
No topo dos países com maior índice de leitores de jornais estão a Finlândia com 77,8%, a Suécia com 77,7%, a Alemanha com 65% e Luxemburgo com cerca de 63%. As taxas mais baixas pertencem a Portugal com 25,1%, seguida da Espanha (24,8%) e da Grécia (20,3%). É também nestes três países que a proporção de pessoas que afirma nunca ler jornais é maior.

Os portugueses apresentam assim os menores índices de leitura da União Europeia (32%), sendo as percentagens de leitura igualmente baixas na Grécia (45%) e em Espanha (47%).
Estes são resultados de uma sondagem do Eurobarómetro, realizada a pedido da Comissão Europeia entre 22 de Agosto e 27 de Setembro de 2001, sobre a participação dos europeus em actividades culturais.
.
Fonte: JornalismoPortoNet