sábado, setembro 01, 2007

escrever : algumas opiniões


"There are three rules for writing the novel. Unfortunately, no one knows what they are." — Somerset Maugham

The ever-fascinating Endicott Redux recently posted a video of Ben Okri discussing his approach to writing, in which he says:

“A story is not a beginning, a middle, and an end. A story is much richer than that. A story is almost like an interval in the enchantment of living. Phases of music, that’s what a story really is. It’s not that this happened to this person and then they did that, that’s not what a story is.”

Graciliano Ramos, numa entrevista concedida em 1948
"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."

4 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha gostei especialmente, o que ele foi buscar, da descrição do Graciliano Ramos - que, confesso, não sei quem é!
Um Escritor ... I presume.
Escrever, creio, requer muita imaginação, conhecimento, paciência, vivência, e muitos etcs ...
As regras, de acordo com Somerset Maugham, são as ... each Escritor Rules!
Em colaboração com a Autora, já corrigi, ajudei/opinei sobre a versão a entregar à Editora (li "n" vezes), escolhi capa e discuti com a Editora alterações para chegar ao texto final e tb ajudei na promoção/divulgação.
Tarefas árduas e prolongadas e às vezes muitas vezes desesperantes... mas Escrever um Livro, not any skills!!!
Beijo, xico

Fresquinha disse...

Há dois escritores brasileiros: Machado de Assis e Graciliano Ramos ...

:-)))

Anónimo disse...

:(( (Engolir em seco)
Shame on me ... "santa" ignorância!
:((
Beijo, xico

Fresquinha disse...

E esquece Jorge Amado ...:-)