sábado, setembro 01, 2007

Fernando Moraes e os segredos de Paulo Coelho

Foi movido pelo interesse e curiosidade sobre a vida do brasileiro que mais vende livros no mundo que Fernando Moraes decidiu escrever a ainda inédita biografia de Paulo Coelho, que tem o título provisório de “O mago – a extraordinária história de Paulo Coelho”.
.
“Acho que a minha curiosidade jornalística de querer saber a história de um autor que é um fenômeno é a mesma que o mundo deve ter”, disse à G1.
.
Para colocar o projeto em andamento, o escritor, que já havia registrado as vidas da militante comunista Olga Benário e do magnata das comunicações Assis Chateubriand, contatou Paulo Coelho, com quem só conversara uma vez por e-mail, e logo ganhou a confiança do autor. “Ele disse que tinha recusado cerca de 30 convites idênticos ao meu, mas que, por se tratar de Fernando Moraes, ele toparia. Fiquei lisonjeado”. O trabalho começou há quase três anos, em 2004, quando Moraes passou a acompanhá-lo em suas viagens. Juntos foram à Hungria, Egito, República Tcheca, entre outras localidades na Europa Central, e registraram várias horas de gravações.
.
Nesse tempo de convivência, revela o biógrafo, foi impossível não surgir cumplicidade e amizade entre os dois escritores. “Mas também tomo meus cuidados para manter um distanciamento profissional, que é necessário”, destacou. A confiança que ele adquiriu foi tal que ficou acertado entre eles que Paulo não leria os originais do livro. “Quando ele me pergunta alguma coisa, eu não conto e digo: ‘vai ter que comprar o livro para saber’.” BAÚ ESCONDIA “TESOURO’ DE 40 ANOS Fernando Moraes revelou que, em certa ocasião, ao ler o testamento de Paulo Coelho, sua atenção foi direcionada à menção de um tal “baú” trancado com cadeado e que deveria ser incinerado, com todo o conteúdo, logo após a sua morte. “Fiquei curiosíssimo e queria saber o que havia dentro. Ele (Paulo) disse que não era importante, mas eu insisti e disse que se não fosse importante ele não teria feito isso.” Foi quando Paulo lhe fez um desafio: se descobrisse o militar que o prendeu injustamente no interior do Paraná sob acusações de terrorismo, em 1969, aterrorizando-o durante uma semana, ele poderia abrir o baú. “Quando eu lhe mandei a entrevista e a foto do militar, ele me mandou a chave e eu descobri que, ali dentro, havia 40 anos de diários dele.”
.
Trechos importantes do “tesouro” de Paulo Coelho estarão na biografia escrita por Fernando Moraes. Dividida em duas partes, a primeira narra do nascimento até a visão que teve num campo de concentração da Alemanha. Segundo o escritor, a pessoa que aparece a Paulo na visão e que se torna seu mestre na seita "Regnus Agnus Mundi" (RAM) tem a sua identidade revelada na obra. Já a segunda parte, é destinada ao sucesso e à glória do autor, depois de ter realizado o sonho da vida dele, de publicar um livro e se tornar um escritor lido no mundo inteiro.
.
“O leitor poderá encontrar tudo sobre Paulo Coelho neste livro, sem absolutamente nenhum segredo”, garantiu, sem medo de levar bronca do biografado. “O Paulo sempre foi misterioso, mas acho que resolveu confiar em mim por um conjunto de fatores. O fato de ter chegado aos 60 anos e de não ter ainda uma biografia nessas dimensões fez com que ele lidasse bem com tudo isso. Só às vezes que fica um pouco ansioso, me perguntando a toda hora: ‘E o livro? E o livro?’”.
.
Ah sim, mas e o livro? De acordo com Fernando, a obra será finalizada até o dia 15 de setembro e deverá ser lançada no Brasil até o final de 2007, pela editora Planeta.
.
Autora: CARLA FERENSHITZ
Fonte: http://g1.globo.com/
Daqui

2 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha sei que é o brasileiro que mais vende no mundo mas nunca li nada dele!
Devo "experimentar"??
Sim ... não ... talvez ...
Beijo ;) xico

Fresquinha disse...

Deves, claro. Tudo se deve fazer uma vez pelo menos na vida. Ou quase tudo. Há coisas que não quero mesmo fazer. Começa pelo "Alquimista" qe quanto a mim, é o melhor. Depois ou amas, ou odeias. Bj