domingo, setembro 09, 2007

leda e o cisne

Autor: Eroganza

.:. Leda and the Swan .:.

Leda and the Swan is a motif from Greek mythology, in which Zeus came to Leda in the form of a swan. According to later Greek mythology, Leda bore Helen and Polydeuces, children of Zeus while at the same time bearing Castor and Clytemnestra, children of her husband Tyndareus, the King of Sparta. As the story goes, Zeus took the form of a swan and raped or seduced Leda on the same night she slept with her husband, King Tyndareus. In some versions, she laid two eggs from which the children hatched. In other versions, Helen is a daughter of Nemesis, the goddess who personified the disaster that awaited those suffering from the pride of Hubris.The motif was rarely seen in the art of antiquity, although Timotheos is known to have represented Leda in sculpture, and small-scale examples survive showing both reclining and standing poses,[ but emerged as a classicizing theme, with erotic overtones, in the Italian Renaissance.

7 comentários:

Anónimo disse...

As Histórias da História da Mitologia Grega.
Fascinantes!
Não corriam contra o tempo, como nós, iam andavam com o tempo.
Por isso a Mitologia, por isso os Filósofos, por isso os Jogos Olímpicos, por isso ... ...
Concordas?
Mas com todo o Tempo os Filósofos gregos erraram absolutamente na "sua relação" com a Mulher e as Mulheres - Aristóteles "A mulher é um macho abortado".
Neste issue - Os Filósofos e as Mulheres - a "má relação" vem até hoje - Nietzsche "Se fores ver a mulher, leva o chicote" e Freud ""Afinal, o que é que elas querem?".
Sintomático?
ESta "má relação" é tão profunda que só recentemente o Filósofo francês Frédéric Pages tenta corrigi-la com o Livro "Philosopher ou l' Art de Clover le Bec aux Femmes - Filosofar ou a Arte de Calar o Bico às Mulheres" (Edição: Mille et Une Nuits":
- A filosofia é uma forma de reprodução entre homens, evitando a matriz feminina, por fascinação mútua, de geração em geração. Falta inventar a filosofia que não corte a palavra a ninguém, que convide finalmente as mulheres para o banquete - que será então mais rico do que este "buffet" seco e frio que nos propõe o Clube de Fumadores de Charuto da Sorbonne.
Sorry ter-me afastado do assunto do post.
Fresquinha o Quadro é uma maravilha ... erótico, mas relaxa (como o post "relaxa" 6.Set) - o Belo tem 2 efeitos, excita e relaxa!
Alonguei-me!
;) :) Beijo, xico

Fresquinha disse...

O que tu sabes !!!

Bem, tenho que te fazer contributor aqui do blog, porque eu sei as coisas pela rama. Tu, na sua amplitude, profundidade.

É certo que os filósofos erraram na sua relação com a Mulher. Não sei se por preconceito, se lhes deu jeito. Nas filosofias orientais é igual. Portanto, onde há fumo, há fogo. Às vezes pergunto-me se não terão um pouco de razão. Por mais que me custe. Acho gente a mais a errar ... :-)))
O que é certo é que eles não viveram própriamente sózinhos e sempre precisaram delas. E quem sabe ... não foram eles que as melhor trataram, malgrè tout. Sabes, quem desdenha quer comprar. :-)))

Tenho que ler essa arte de calar o bico às mulheres. Não conhecia O que eu aprendo contigo. Obrigada, Mestre Xico !!!

Anónimo disse...

Fresquinha ... "o que eu sei"!?!?
Pliiizzze!!!!!!
Tás-me a "gozar" ...
Então no 2º parágrafo é TUDO ao contrário, completamente!
Tu sabes conheces profundamente, eu ... pura e simplesmente pela rama, "panho" uma coisa aqui, e AQUI muito, outra ali e vou "fazendo figura" (às vezes tristes, v.g., veleidade perdida).
São muitos séculos, segundo o Frédéric Pages para ser só quem desdenha quer comprar - eu não desdenho (sou selectivo, ou tento ser) e compro, ou tento.
Fresquinha, "o preconceito" trouxe "o jeito" ou foi "o jeito" que criou "o preconceito"? Tell me your opinion, if you don't mind (ah! e fica à vontade para corrigir o meu inglês).
Isto (sem ofensa! sabes o que penso de AQUI) é porreiro porque tenho (temos?) que pensar discorrer speak out your mind (é assim? dúvida mesmo!) jit sobre a variedade detemas que postas ...
Se não for jit e for aos canhanhos e/ou enciclopédias não tem o mesmo interesse "piada" ...
E Fresquinha ... quem não erra em relação ou "com relação" às Mulheres?
Lembras-te dos comentários em que se falou do Mistério da Mulher e dos Mistérios da Mulher?
É uma canseira (!?) e mesmo às vezes uma depressão, no mínimo, mas se não fosse assim era uma neura!
Acho que faz parte do jogo da sedução mútua!
Eu ... Mestre??? You are pulling my leg!!! (corrige)
Adoro isto.
Beijo ;) :)) xico

Fresquinha disse...

Excesso de humildade é vaidade, Mestre !

São muitos séculos de preconceito, são ...

Quanto a mim foi o preconceito que criou o jeito. Pre (antes de ...)

Ai de nós senão errássemos. Como aprenderíamos ????


Nada a corrigir.

Anónimo disse...

Fresquinha basta vir AQUI 1/2 dúzia de vezes para se constatar que não vês as coisas pela rama ... en passant ...
Daqui a pouco temos a Feira das Vaidades!!!

Essa do (pre)conceito ... dei-me sempre mal com a gramática não era de todo o meu forte, antes o meu ... negativo! Ler e escrever até me desenrasco (na Wikipedia vem a palavra portuguesa desenrascar como sem tradução!!!) bem, mas na gramática, principalmente, naquela parte de dividir em orações (agora acho que tem outra designaçao) era um desastre ... Português=chumbo!
Se não errássemos não aprendíamos de certeza ... pelo menos a viver.
Nada a corrigir ... tou a melhorar, dei AQUI alguns erros - corrigiste, nada de sorry, agradeço - tenho lido mais inglês vou retomando! Houve uma altura, 6/7 anos, que falava quase todo o dia inglês porque havia muita emissão de produtoras americanas e inglesas, quando saí da área financeira e fui para os programas eram as telenovelas portuguesas e brasileiras (e mexicanas e venezuelanas e ...) e tb os formatos espanhóis, lá se foi o inglês!
:-) xico

Fresquinha disse...

A prova viva de que pouco ou nada se aprende nas telenovelas. O teu inglês é excelente. E eu sou exigente ! :-)

Anónimo disse...

Por falar inglês, melhor que escrever, once upon a time fui com o anterior big boss dos programas almoçar com um casal com mais de 80 anos (cada) - os argumentistas das séries "Yes, Minister" e "Yes, Prime Minister", divertidíssimos!!
:-)) xico