sábado, novembro 18, 2006

chod


Chöd (Tibete: cortar através do ego)
Chöd, cujas origens estão profundamente enraizadas no xamanismo de Bönpo, é um dos mais periogosos rituais na viagem atravès do mundo dos sonhos.
Neste ritual, o seguidor vai para um lugar isolado nas montanhas, preferívelmente para o lugar onde os corpos desmembrados dos mortos são deixados à mercê dos predadores (um costume vulgar em montanhas rochosas agrestes) O ritual é complexo e inclui danças, mantras, música (tocada ao som de um tambor (damaru) e um trompete tradicional em osso (kanglig). Os objectos do ritual utilizados são : um pequeno tambor de marfim, uma campaínha, uma tenda em miniatura, um ceptro encimado por um tridente e uma bandeira pequena.
Segue-se a descrição do ritual : " No início do ritual, o adepto - sob a forma de uma certa deusa - dança a dança que destrói as falsas crenças. Identificando as suas paixões e os desejos do seu prórpio corpo, ele oferece-os a Dakinis, como uma festança. Depois, visualiza-a como um corpo enorme, e desproporcionado mas suculento e mentalmente interiorizando- ele observa a deusa Vajra-Yogini a cortar-lhe a cabeça para usá-la como um grande caldeirão no qual se deitam grandes pedaços de carne e ossos. A seguir, enquanto entoam palavras de poder, ele transforma a oferta em néctar puro e convida as várias ordens dos seres sobrenaturais para virem devorá-lo. Temendo que eles fiquem impacientes, ele pede para que não hesitem em consumir a oferta crua em vez de perder tempo a cozinhá-la. Além disso, ele dedica o mérito do seu sacrifício aos seres que o devoram e a todos os seres em geral, sem distinção. (...) Tudo isto deve ter lugar num local tenebroso e isolado, e o adepto deve assegurar-se que segue os rituais na perfeição para que se mantenha salvo e ao abrigo de toda a casta de demónios sugadores de sangue.

Se ele for competente ao fazer a visualização, ele olhará esgazeado para estas criaturas e verá o seu corpo cortado aos pedaços pela Vajra-Yogini.
O ritual do "Chod" é extremamente violento; Evans-Enz diz já ter visto xamans que não sobreviveram ao ritual. Algumas experiências realizadas pelas hierarquias mais elevadas do Instituto são similares ao Chod. O xamãn húngaro Yoska Soos iniciou o conhecido xamãn Gérard de Backer que já faleceu.
No Tibete, o sistema de meditação chamado Chod pode ser praticado por seguidores, Nagpas e monges.
Os objectivos do Chod é desenvolver a generosidade, exorcisar o medo e tornar o apêgo redundante.
Tradução de um artigo incluído no Museu Surnateum, anteriormente divulgado.

Sem comentários: