Para os peixes magros grelhados (como o sargo ou o robalo) ou mesmo algum mais gordo cozido simples (como o pargo, garoupa ou corvina), o tal branco leve e fresco harmoniza perfeitamente.
Peixes gordos grelhados (como a sardinha e a truta) e peixes gordos assados no forno (como o pargo) ou de caldeirada, exigem um branco encorpado ou, em opção, um tinto jovem, cheio de fruta e vigor. Pode servi-lo fresco que ninguém se escandaliza.
Este mesmo tinto - o acompanhante ideal de todos os pratos de bacalhau, com exclusão do dito de cozido com todos, que deverá dar a mão a um branco estagiado, com três a cinco anos ou um branco fermentado em madeira.
António
2 comentários:
Arroz de Polvo? Ha tantos... Se for ah Minhota, um verde tinto; de for um Arroz de Polvo que leve vinho tinto na cozedura, o mesmo tinto jovem a acompanhar; se for um Arroz de Polvo tipo malandrinho, um tinto jovem ou um branco encorpado.
Obrigada, António. És o máximo. Já informei o teu primeiro cliente, aqui no blog. Espero que mais se sigam. Beijo. Aparece.
Enviar um comentário