terça-feira, novembro 07, 2006

a verdade sobre geishas


Uma Geisha não é uma prostituta!
Sem desprimor para nenhuma das profissões, prostituta toda a mulher pode, com mais ou menos talento, vir a ser se quiser. Geisha, só é quem consegue!
»O que significa Geisha ? Gei significa Arte: uma Geisha é uma artista, sendo ela própria, o seu corpo e expressão, a forma dessa arte.
.
»Como surgiram ? Surgiram por volta de 1600 e tiveram o seu auge no periodo Sakoku(1880 e seguintes). Embora também tivessem existido artistas masculinos, a supremacia desta arte revela-se essencialmente no feminino.
.
»O que faz uma Geisha? Aprende dança tradicional, canto, instrumentos como o Shamisen (espécie de guitarra típica japonesa), arte floral (Ikebana), uso de Kimono, cerimónia do chá (que, quando bem feita chega a demorar mais de duas horas...), forma e elegância de servir e, sobretudo, a arte da conversação!
.
»Onde trabalham ? Os locais onde as Geishas exercem a sua arte eram as Casas-de-chá (O-chaya) e o sítio onde estas se encontravam denominava-se passeio ou Hanamachi.
.
»Qual a duração do treino ? Nunca é inferior a 5 anos. .
.
»Quais as hierarquias ?

Maiko são as aprendizes de Geisha
Geiko era como se denominavam as Geishas de Kyoto (antiga capital do Japão)
Tayo é o patamar superior de Geisha, aquilo a que todas aspiram e raras chegam
Contratar uma Tayo era de tal modo dispendioso que estava reservado somente à elite, sendo que uma Tayo era sempre acompanhada de várias Geishas que a auxiliavam P.S. Às Geishas era proibido roubar os clientes das Tayo e, especialmente praticar sexo com os clientes!
Como é fácil ver, por este simples resumo uma Geisha tem mais que fazer do que prostituir-se!!! (Eis o paradoxo. Falou em clientes ? Comentário da blogger)
.

»Outra diferença de peso?

Para quem não sabe, um verdadeiro Kimono pesa vários quilos! Sim, quilos. Como tal, é vestido às Geishas por um Vestidor, usualmente homem e a única presença masculina tolerada nas Casas-Mãe. Este procedimento (quer o vestir, quer o despir) chega a levar várias horas. Todos os Kimonos têm o mesmo cumprimento e são adaptados ao corpo da Geisha, sendo o tamanho posteriormente segurado pela faixa da cintura, cujo laço quadrado era apertado nas suas costas...
As prostitutas usavam um pseudo-quimono, muito mais simples, leve e sem bordados a ouro e outros materiais nobres, cujo laço apertavam à frente, devido à necessidade de se despirem e
vestiram várias vezes por noite!
.
Desculpem se vos maço com esta distinção, mas as Geishas merecem um pouco mais de respeito... Não só porque, tal como os Samurais, o Sushi ou o Monte Fuji, são simbolos de uma cultura ancestral e de uma beleza impressionante - a japonesa, mas também porque, meus queridos, mais uma vez, prostituta é quem quer. Geisha, é quem consegue!
.

2 comentários:

Inha disse...

Olha, "Memórias de uma Gueixa"!... Adorei o livro. Só aquela expressão "a nossa casinha bêbada" é linda!!!

Ser gueixa é uma arte, que exige muito aprendizado.

Unknown disse...

realmente, ser gueixa é uma Arte