sábado, outubro 28, 2006

in vino veritas 2


Os inimigos do vinho

Existem alguns tipos de comida que não se dão bem com a maioria dos vinhos.

Estão neste caso os pratos que contem ingredientes muito ácidos (limão, laranja, vinagre), muito aromáticos (cominhos, estragão, cravinho) ou muito doces.

O alho, quando utilizado generosamente, afecta tambem o vinho, anulando, com o seu cheiro intenso, o aroma delicado dos brancos e tornando os taninos dos tintos mais amargos e rudes. Mais perigoso que o alho e o vinagre, dada a sua elevadíssima acidez. Nas saladas, convem substituir o vinagre por limão, que consegue acompanhar com um vinho branco jovem e fresco.

No atum de conserva, com cebola e vinagre, cremos que so um espumante jovem possui agressividade suficiente para lhe dar luta.

Os agriões, por vezes utilizados nas saladas ou como acompanhamento de pratos de carne estufada, possuem acido formico em quantidades elevadas que se mistura com os taninos dos tintos, multiplicando a sua adstringencia. Os ovos, ainda que pouco agressivos, são de difícil conciliação com os vinhos tintos.

Muito pior são as anchovas, que se encontram frequentemente em canapes, como aperitivo, e que sao capazes de destruir qualquer vinho. Se tiver mesmo que ser, sugere-se um vinho verde, jovem e acido, ou um rose seco.

Já as frutas secas - nozes, amendoas, avelãs, etc, dão cabo do melhor champagne.

António

Sem comentários: