terça-feira, outubro 31, 2006

in vino veritas 3


As entradas

Em Portugal, infelizmente, não temos muito o hábito das Entradas, ou seja, o prato ligeiro que é servido no início da refeição, com o fim de preparar as papilas gustativas (e o apetite!) para o que se segue.

A entrada é muitas vezes substituída por aperitivos diversos, ou então por marisco. Deixemos este último para o capítulo dedicado aos peixes, e falemos dos outros. Os aperitivos, pequenas tapas variadas com produtos de charcutaria, rissóis ou empadas, acompanham bem com espumante natural bruto ou um vinho branco seco, ligeiro, jovem e frutado.

Se os aperitivos tiverem uma componente forte de enchidos, incluindo mesmo chouriços ou morcelas assadas, convem mudar para o rosé seco ou para um tinto jovem, servidos frescos.

Como entrada propriamente dita, cremos que a mais divulgada é o melão com presunto, existente em todos os restaurantes e muito simples de preparar e servir em casa. É um prato de conciliação difícil porque os sabores apimentados e doces do melão pedem um vinho, e o gosto fumado e a gordura do presunto pedem outro. Mais uma vez, a polivalência do espumante bruto torna-o uma boa escolha. Como segunda alternativa, um rosé seco.

Entrada mais cara e sofisticada, os espargos encontraram também lugar a nossa mesa, nas refeições mais requintadas. É um prato muito rebelde para um vinho, não só pelas características fibrosas do vegetal, mas principalmente pelo molho vinagrete com que habitualmente se acompanha. Se trocarmos este molho pela mayonese, ou pelo molho holandês com um toque de limão, já se torna mais sociável e aceita perfeitamente um branco encorpado e untuoso, fermentado ou não, em madeira nova.

Os patês e o foie-gras teem o melhor casamento com vinhos brancos encorpados ou mesmo, de preferência, brancos doces do tipo Colheita Tardia.
.
António

3 comentários:

Inha disse...

Já me vou daqui com umas ideias bem maradas para o jantar... schléeep!!!

Espargos? Já não como há algum tempo...;)

Joaquin Gomez aka "Vendetta" disse...

Fiquei com fome…

Fresquinha disse...

Se tiverem um foie-gras ...convidem !