terça-feira, outubro 31, 2006

virtudes


temperança e prudência
caridade e esperança

fé e caridade

(Ilustrações de Scott G. Brooks)


O Livro das Virtudes
William J. Bennett
Título original: The Book of Virtues
.
Este livro reúne textos de muitas épocas e muitos lugares. Da Bíblia a Shakespeare, de Esopo aos irmãos Grimm, de Aristóteles a Emily Dickison, do folclore africano a discursos de Lincoln, de Oscar Wilde a Martin Luther King. São passagens, histórias, contos e poemas que ilustram dez virtudes essenciais para a formação moral de qualquer cidadão.
.
A tradição ocidental reúne a séculos histórias que ilustram à perfeição estas virtudes. São histórias eternas que vêm de diversas épocas, dos mais variados lugares, das mais diferentes culturas. São poemas, fábulas, lendas, contos de fada, relatos biográficos, cartas, discursos que apresentam a palavra iluminada da Bíblia, Platão, Esopo, Shakespeare, Grimm, Andersen, Oscar Wilde, Tostoi, Kipling e muitos outros. A edição brasileira acrescenta a estes nomes os de Camões, Eça, Machado, Lobato, Bandeira, Drummond, Cecília, Vinícius e outros.
.
William J. Bennett nasceu em 1943. Formado em filosofia no Williams College e Direito em Harvard, concluiu também um doutorado em Filosofia Política na Universidade do Texas. É autor de ensaios sobre educação e patrimônio cultural. Foi ministro da Educação e Director do Departamento Nacional de Controle de Drogas. Foi membro destacado da Heritage Foundation e editor da National Review.
.
O Livro das Virtudes, recebido entusiasticamente pela imprensa e pelo público norte-americano, liderou a lista dos mais vendidos durante meses e ganhou o prêmio Pulitzer.

Sem comentários: