quinta-feira, dezembro 07, 2006

ideias


As luzes das ruas de Reykjavik hoje vão estar apagadas para que as pessoas possam olhar as estrelas, sem a poluição da luz. O evento, que é parte de um festival de cinema, começa às 22 horas e dura cerca de meia hora e vai ser acompanhado por um astrónomo que descreverá o céu da noite na rádio nacional.

O escritor Magnason disse que a população da capital, com cerca de 250,000 pessoas, poderá observar as Luzes do Norte, uma cortina de luz intermitente - muitas vezes vista em climas nórdicos - e que são causadas pelas partículas solares capturadas pelo campo magnético da Terra. Outras duas cidades islandesas seguem-lhe o exemplo.

Gostei da simplicidade da ideia !

3 comentários:

Serenity disse...

As auroras boreais são das coisas mais bonitas de se ver... também as vi numa noite de inverno nos arredores de Reykjavik... velhos tempos!

St. J. disse...

Realmente! Se o céu estiver limpo, sem chuva...
;)

Fresquinha disse...

Olá Serenity, há quanto tempo!!! Pois eu também tive o privilégio de ver auroras boreais porque vivi na Noruega dois anos. É um raro privilégio, de facto. (Os tempos são sempre novos se os lembrarmo-nos deles com doçura). Aparece sempre e comenta. è sempre motivador.

St, John,

Pensei que se tivesse zangado. Nunca mais apareceu.... Pois as auroras acontecem mediante certas condições atmosféricas. Sempre em tempo seco e claro. O pior que pode acontecer é nevar, dadas as temperaturas negativas. Emana uma luz incrível. Por momentos, cheguei a pensar que estava às portas do Éden. Juro.