domingo, dezembro 17, 2006

segredos culinários de família

Recheio para o Perú
Põe-se manteiga a derreter numa caçarola e deitam-se dentro os miúdos muito picadinhos, sal e pimenta, vinho branco, deixa-se refogar e depois faz-se um creme com caldo e junta-se ao picado. Acrescenta-se 2 gemas de ovos, azeitonas picadas e ovo cozido aos bocadinhos. Deixa-se arrefecer e, depois de frio, mete-se dentro do papo e cose-se.
O Perú
Poe-se de molho de véspera num alguidar com vinho branco, água e rodelas de limão. No dia seguinte, esfrega-se com sal, pimenta, toucinho, manteiga e banha e vai a assar DEVAGARINHO, para ficar bem tenro.
MOLHO DE VILÃO (para acompanhar aves assadas)
Cebola picada, salsa, 9 colheres de azeite e 3 de vinagre.
Passa-se o molho de assar as carnes (frango, perdizes ou coelho) e junta-se ao Molho de Vilão. Poem-se as carnes numa taça, deita-se o molho e fica de um dia para o outro. Serve-se frio.
TÊMPERO PARA ASSAR VEADO
50 grs. de cenouras às rodelas finas, 50 grs. de cebolas às rodas, 25 grs. de chalotas miúdas, 20 grs. de aipo, 2 alhos, 1 ramo de tomilho, 1/2 folha de louro, 2 cravos de cabeça, 5 grs. de sal, 6 grãos de pimenta preta, 10 grs. de rosmaninho fresco, 4 dl de vinagre, 3 dl de azeite. Põe-se o veado neste molho durante 10 horas e depois assa-se devagarinho.
FOIE GRAS CASEIRO
1 mioleira de vitela cozida, 250 grs. de fígado de vitela crú, um bocadinho de toucinho crú, 8 bolachas de água e sal. Passa-se tudo pela máquina 2 vezes para que fique fininho; junta-se-lhe 2 ovos inteiros, 1 colher de manteiga, sal, pimenta, e mexe-se tudo muito bem. Vai a cozer numa forma untada de manteiga em banho maria e leva muito tempo a cozer.
TERRINA DE FOIE GRAS
250 grs. de fígado de porco, 125 grs. de presunto magro, 250 grs. de carne de porco magra, 500 grs. de banha em rama. Derrete-se a banha e tiram-se-lhes os rojões, nesta banha salteam-se as carnes e o fígado, passando tudo com a banha pela máquina e depois por um passador, junta-se-lhe uma colher de café de cognac, sal e pimenta. Poe-se num prato fundo coberto.
Ditado pelas cozinheiras de serviço.

Sem comentários: