sexta-feira, dezembro 15, 2006

o símbolo da paz

Um dos mais reconhecidos símbolos da paz é a Pomba da Paz. A sua origem data da história de Noé e da sua Arca. Quando as chuvas que inundaram a Terra, pararam, Noé enviou vários pássaros para ver se trariam sinais da existência de terra. Estava ansioso por recomeçar a vida em pastos secos. Uma pomba regressou trazendo no bico um ramo de oliveira. Depois da II Grande Guerra, Pablo Picasso foi responsável pelo uso decisivo da Pomba da Paz : a sua litografia desenhada para o Congresso Internacional da Paz, em Paris, 1949, representava o antepassado branco, de uma nova família de pombas. Desde então, os artistas gráficos tem reproduzido séries ilimitadas de pombas da paz, com formatos diferentes.


Os primeiros crachás foram feitos por Eric Austin de Kensington CND, em argila branca com o símbolo pintado a negro. Mais uma vez, havia um símbolismo consciente. Eram distribuídos com uma nota a explicar que, na eventualidade de uma guerra nuclear, estes crachás, cozidos em fornos quentes, sobreviveriam - entre os poucos artefactos humanos - ao inferno nuclear.

Supõe-se que este símbolo contem associações mais antigas, ocultas e anti-cristãs e que era um "símbolo da morte". Esta gravura no século XV ilustra S. Pedro crucificado (em posição invertida). O crucifixo invertido foi conhecido, durante séculos, como a "cruz de Nero" do reinado romano do imperador Nero (54-68 A.D.) : na idade média a "Cruz de Nero" foi adoptada pelos rituais satânicos. Também pode ser vista como uma composição da runa Tyr, ou pela runa Tyr, invertida (em alemão, era a runa da Morte).

5 comentários:

Anónimo disse...

Matéria antiga, mas equivocada...

Este símbolo foi criado na Inglaterra, em 1958,
por Gerald Holtom, para uso em uma campanha de
desarmamento nuclear.
Os rascunhos originais constam na coleção real
britânica.
O próprio autor cita que utilizou o quadro "Os
fuzilamentos", do pintor espanhol Goya, como
inspiração. Basta ver o campônes de camisa branca
com os braços abertos. O símbolo seria esta
pessoa "estilizada" de cabeça para baixo.

Simples, sem fanatismo e sem mistério...

Fresquinha disse...

Sem fanatismo nem mistério, o símbolo seria "re-aproveitado" muito mais tarde,em 1958, apòs o dilúvio - como a fonte indica. Nada mais simples.

Agradeço a sua colaboração. E espero que venha sempre. É sempre bem vinda, Joana Dark.

Fresquinha disse...

Agradeço que veja aqui:

http://landru.i-link-2.net/shnyves/Dove_symbol_of_HS.html

Fresquinha disse...

Em 1958, O simbolo do Desarmamento Nuclear ( e não a pomba) foi desenhado por Gerald Holtom e os primeiros crachás foram "feitos por Eric Austin) como diz aqui (e no blog):
"The first badges were made by Eric Austin of Kensington CND using white clay with the symbol painted black. Again there was a conscious symbolism. They were distributed with a note explaining that in the event of a nuclear war, these fired pottery badges would be among the few human artifacts to survive the nuclear inferno."
Poderá dizer-me que não utilizei o nome do desenhador do símbolo do desarmamento nuclear, e aí dou-lhe toda a razão. Agora, equívocos não há.

igu disse...

existe outro símbolo da paz que varios religiosos usam que é aquele laço branco não é ?