quinta-feira, dezembro 14, 2006

simplesmente Maria e a doença bipolar


Hoje tive um dia lindo. Comecei por fazer um pouco de voluntariado a uma mulher adulta que não bate bem das 7. Nasceu assim ! Aparece de vez em quando para infernizar a minha vida. Como não sou conhecida pela minha paciência, faço sempre questão de arranjá-la, um esforço que se revela infrutífero e inglório.
.
Pergunto-me porque é que o Hospital Júlio de Matos abriu as portas aos doentes e porque é que a família, ou as pessoas que lidam com doentes mentais, não podem interná-los, sem consentimento do doente. Os que verdadeiramente são identificados como doentes, estão medicados a ponto de já não serem uma ameaça para a segurança pública. São esses que se passeiam pelas avenidas a falar sózinhos e para quem os quer ouvir, e consigo ter alguma complacência, até porque nos dias que correm, são mais os que falam sózinhos dos que falam com alguém.
.
Depois há aqueles, que falando sózinhos, são aparentemente inofensivos e não tomam medicação, e falam com o computador, os livros da estante e a escova de dentes. Uma vez acompanhados, conseguem - embora com algum custo - manter uma conversa mais ou menos racional, gaguejam muito, falam de coisas sem interesse algum como se tivessem a divagar sobre assuntos prioritários para salvar o planeta, conseguem arranjar mais parágrafos que vírgulas - ao que os outros preenchem os vazios, as reticências - e ataques de tosse. Disfarçam bem, sobretudo se forem "estrangeirados" porque lhe vamos desculpando a falta de vocabulário - e tantas vezes de conhecimento - com sorrisos largos, caridosos e compassados.
.
A seguir, há aquelas pessoas que têem sorte. A família é igual, os amigos perdoam, e vão exocrinando a vida do padeiro, da professora, do segurança do supermercado, dos vizinhos, dos velhinhos, que todos vão aturando com uma paciência de Jó. Ou nem se notam. Coça-se a cabeça quando estamos a esgotar, reza-se para que o telemóvel não páre de tocar, arranjam-se mil e uma desculpas para arranjar coisas urgentes para fazer ... mas tudo tem um fim. Esgotam-se também as desculpas, e um dia levamos com elas. A sério. Sem dó nem piedade. Como se fossemos responsáveis por aquele desiquilíbrio todo, Karma ou sina, mandamos a pessoa à fava, pedimos ao namorado que a ature, a Deus que a leve, mas entretanto, levamos com ela. É castigo mesmo. Só pode.
.
Foi o que sucedeu hoje. Este blog tem uma "amiga" destas, já pago para me ver livre dela, e hoje, logo hoje, levei com um churrilho de palavrões e de língua suja que acabei por ter que moderar os meus comentários. (Esperemos que a crise te passe depressa, Maria, porque as tuas manifestações de amor não correspondido, o teu despeito, e a tua alucinação torna-te uma pessoa difícil de tratar e compreender). Inclusivamente, já a ensinei a fechar os olhos com muita força, e abrir de repente, para que ela vislumbre algumas estrelas e alguma coisa que fazer.
.
Vou implorando a Deus que a família da dita, ou o namorado, tome conta da criatura, acendo velas para que ela encontre Os Passos Perdidos (que não ache mais nenhuns de volta), para retomar com tranquilidade a minha actividade bloguística e, assim que vir melhoras significativas da nossa Maria, cancelarei a moderação dos comentários. Não deixarei de os ler e responder com regularidade, entre os inúmeros afazeres a que me dedico diáriamente.
.
Se houver alguém que se sinta capaz de aconselhar esta pobre mulher, com conselhos ou terapia da séria, este blog agradece. Até lá, vou aturando os histerismos desta louca na minha caixa de correio para gáudio de alguns amigos que acham que, depois da outra que encarna a Pomba Gira, e do Sr. Zé, bruxo de Vilar de Perdizes, já estávamos a precisar de nos entretermos com alguma coisa. Em nome deles, bem hajas Maria.
.
Eu, sinceramente, não te acho graça nenhuma e não te estou para te aturar. Dasse !
.

Uma resposta de interesse público (obrigada, Herculano)
olá !

Calhei passar por aki e dei conta da luta titânica que a dona do blog está a travar com o desconhecido!...se isto ajudar - nunca ajuda, bem sei! - direi que não vale a pena! nunca vale a pena!...os monstros somos nós que os alimentamos na nossa cabeça! se deixarmos de acreditar neles eles morrem por si só, afogados no vómito execrável que são as suas próprias acções, palavras, omissões... enfim, a sua pequenina e tristíssima existência!
.
Sim, pk deve ser mt triste não se ter mais nada para fazer de giro na vida do k viver a fixação de outra qualquer pessoa - neste caso a fixação por quem escreve este blog.Tenho pena de não ter gente desta a visitar o meu... Sempre me riria um bocadito mais!!! hi hi hi do que estudei e posso adiantar para um melhor conhecimento do que está aki em causa - e para que a dona do blog entenda com quem está a tentar lidar - direi que se trata de uma pessoa mentalmente perturbada. É uma patologia algo esquisita que dá pelo nome de "Doença Bipolar", tradicionalmente designada por Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania».
.
Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa, sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.As viragens do humor, num sentido ou noutro, têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.
.
O principal sintoma de «MANIA» é um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável.Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, sociável, activa, faladora, auto-confiante, inteligente e criativa.Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica podem surgir alguns ou todos os seguintes sintomas:
.
Irritabilidade extrema; a pessoa torna-se exigente e zanga-se quando os outros não acatam os seus desejos e vontades;
.
Alterações emocionais súbitas e imprevisíveis, os pensamentos aceleram-se, a fala é muito rápida, com mudanças frequentes de assunto;
.
Reacção excessiva a estímulos, interpretação errada de acontecimentos, irritação com pequenas coisas, levando a mal comentários banais;
.
Aumento de interesse em diversas actividades, despesas excessivas, dívidas e ofertas exageradas;
.
Grandiosidade, aumento do amor próprio. A pessoa pode sentir-se melhor e mais poderosa do que toda a gente;
.
Energia excessiva, possibilitando uma hiperactividade ininterrupta;
.
Diminuição da necessidade de dormir;
.
Aumento da vontade sexual, comportamento desinibido com escolhas inadequadas;
.
Incapacidade em reconhecer a doença, tendência a recusar o tratamento e a culpar os outros pelo que corre mal;
.
Perda da noção da realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes»;
.
Abuso de álcool e de substâncias.O principal sintoma é um estado de humor de tristeza e desespero.
.
Em função da gravidade da depressão, podem sentir-se alguns ou muitos dos seguintes sintomas:
.
Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da auto-estima.
.
Pode ficar-se obsecado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los;
.
Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;
.
Pensamento lento, esquecimento, dificuldade de concentração e em tomar decisões;
.
Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos;
.
Preocupação excessiva com queixas físicas, como por exemplo o obstipação;
.
Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado; ou perda de energia , cansaço, inacção total;
.
Alterações do apetite e do peso;Alterações do sono: insónia ou sono a mais;
.
Diminuição do desejo sexual;
.
Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz;
.
Ideias de morte e de suicídio; tentativas de suicídio;
.
Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias;
.
Perda de noção de realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes» com conteúdo negativo e depreciativo.
.
Por vezes o/a doente tem, durante a mesma crise, sintomas as de depressão e de «mania», o que corresponde às crises MISTAS. (Sai uma tosta mista para a mesa do canto ...?)
.
Por aqui já podes ver uma pequeníssima parte do que te espera se deres "confia" a essa gaja, que tanto pode ser hoje Maria como Manel como a puta que a pariu!!!!Repito-te: não vale a pena!Deves é ter complacência e benevolência pk é disso k ela precisa. E muito!!!!Eu, se keres k te diga não tenho pena de ti pk em qualquer altura a podes mandar abaixo de Braga e tu continuas a ser tu!!!! a tua personalidade não é beliscada porque não ofende quem quer - ofende sim kem nós keremos!!!
.
Agora eu tenho é muita pena da família dessa gaja e tenho pena do(a) gajo(a) que tiver de a(o) aturar para o resto da vida, porque esta doença dificilmente tem cura!!!!
.
A ti recomendava-te k tivesses também pena dela! tem pena e não lhe guardes rancor pk não é ela a falar enquanto ser humano completo mas sim um farrapo dela própria... uma tipa doente e mais nada! é de ter dó!!!!!
.
xi-coração
herc
.
Resposta ao Herculano
.
Conclusão: Uma bela prenda de Natal ...

14 comentários:

Anónimo disse...

Agora tens uma Maria a foder-te a paciência? HAHAHAHA! Mas isso é lindo! Tu ainda não sabes o que é o inferno ò Maria Bean, pseudo-geicha das Africas. Mete mão na consciência ò pseudo-vaca e tenta usar o lixo que tens por cima dos ombros. Talvez assim ainda te safes quando andares na rua. Estou de olho em ti!
Ahhh! E foi lindo ver o cagaso que tiveste ao retirar um post e moderar os comentários HAHAHAHA!

heresias consentidas disse...

olá
calhei passar por aki e dei conta da luta titânica que a dona do blog está a travar com o desconhecido!...

se isto ajudar - nunca ajuda, bem sei! - direi que não vale a pena! nunca vale a pena!...

os monstros somos nós que os alimentamos na nossa cabeça! se deixarmos de acreditar neles eles morrem por si só, afogados no vómito execrável que são as suas próprias acções, palavras, omissões... enfim, a sua pequenina e tristíssima existência! sim, pk deve ser mt triste não se ter mais nada para fazer de giro na vida do k viver a fixação de outra qualquer pessoa - neste caso a fixação por quem escreve este blog.

Tenho pena de não ter gente desta a visitar o meu... Sempre me riria um bocadito mais!!! hi hi hi

do que estudei e posso adiantar para um melhor conhecimento do que está aki em causa - e para que a dona do blog entenda com quem está a tentar lidar - direi que se trata de uma pessoa mentalmente perturbada. É uma patologia algo esquisita que dá pelo nome de "Doença Bipolar".

tradicionalmente designada por Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa, sendo a sua frequência bastante variável. As crises podem ser graves, moderadas ou leves.

As viragens do humor, num sentido ou noutro, têm importante repercussão nas sensações, nas emoções, nas ideias e no comportamento da pessoa, com uma perda importante da saúde e da autonomia da personalidade.

O principal sintoma de «MANIA» é um estado de humor elevado e expansivo, eufórico ou irritável.

Nas fases iniciais da crise a pessoa pode sentir-se mais alegre, sociável, activa, faladora, auto-confiante, inteligente e criativa.

Com a elevação progressiva do humor e a aceleração psíquica podem surgir alguns ou todos os seguintes sintomas:

Irritabilidade extrema; a pessoa torna-se exigente e zanga-se quando os outros não acatam os seus desejos e vontades;



Alterações emocionais súbitas e imprevisíveis, os pensamentos aceleram-se, a fala é muito rápida, com mudanças frequentes de assunto;



Reacção excessiva a estímulos, interpretação errada de acontecimentos, irritação com pequenas coisas, levando a mal comentários banais;



Aumento de interesse em diversas actividades, despesas excessivas, dívidas e ofertas exageradas;



Grandiosidade, aumento do amor próprio. A pessoa pode sentir-se melhor e mais poderosa do que toda a gente;



Energia excessiva, possibilitando uma hiperactividade ininterrupta;



Diminuição da necessidade de dormir;



Aumento da vontade sexual, comportamento desinibido com escolhas inadequadas;


Incapacidade em reconhecer a doença, tendência a recusar o tratamento e a culpar os outros pelo que corre mal;


Perda da noção da realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes»;



Abuso de álcool e de substâncias.



O principal sintoma é um estado de humor de tristeza e desespero.

Em função da gravidade da depressão, podem sentir-se alguns ou muitos dos seguintes sintomas:


Preocupação com fracassos ou incapacidades e perda da auto-estima. Pode ficar-se obececado com pensamentos negativos, sem conseguir afastá-los;



Sentimentos de inutilidade, desespero e culpa excessiva;



Pensamento lento, esquecimento, dificuldade de concentração e em tomar decisões;



Perda de interesse pelo trabalho, pelos hobbies e pelas pessoas, incluindo os familiares e amigos;



Preocupação excessiva com queixas físicas, como por exemplo o obstripação;



Agitação, inquietação, sem conseguir estar sossegado; ou perda de energia , cansaçõ, inacção total;



Alterações do apetite e do peso;



Alterações do sono: insónia ou sono a mais;



Diminuição do desejo sexual;



Choro fácil ou vontade de chorar sem ser capaz;



Ideias de morte e de suicídio; tentativas de suicídio;



Uso excessivo de bebidas alcoólicas ou de outras substâncias;



Perda de noção de realidade, ideias estranhas (delírios) e «vozes» com conteúdo negativo e depreciativo.



Por vezes o/a doente tem, durante a mesma crise, sintomas as de depressão e de «mania», o que corresponde às crises MISTAS.

Por aqui já podes ver uma pequeníssima parte do que te espera se deres "confia" a essa gaja, que tanto pode ser hoje Maria como Manel como a puta que a pariu!!!!

Repito-te: não vale a pena!

Deves é ter complacência e benevolência pk é disso k ela precisa. E muito!!!!

Eu, se keres k te diga não tenho pena de ti pk em qualquer altura a podes mandar abaixo de Braga e tu continuas a ser tu!!!! a tua personalidade não é beliscada porque não ofende quem quer - ofende sim kem nós keremos!!!

Agora eu tenho é muita pena da família dessa gaja e tenho pena do gajo que tiver de a aturar para o resto da vida, porque esta doença dificilmente tem cura!!!!

A ti recomendava-te k tivesses também pena dela! tem pena e não lhe guardes rancor pk não é ela a falar enquanto ser humano completo mas sim um farrapo dela própria... uma tipa doente e mais nada! é de ter dó!!!!!

xi-coração
herc

Fresquinha disse...

Concordo a 100 %. Só que ninguém merece. Se me deres permissão, gostaria de publicar este teste por uma questão de saúde pública. E andar com o olho da mulher em cima do ombro é capaz de afugentar os maus espíritos ... Obrigada, Herculano. You are a pal !

Anónimo disse...

Talvez este comentário não venha a ser publicado por razões óbvias, mas não resisti em comentar. Parabéns Herculano! Um descrição exemplar do que é a doença bipolar e que pode ser verificada no comportamento blogosférico da dona de este blog e dos muitos anónimos que por cá aprecem. Melhor eu não conseguiria fazer.

Anónimo disse...

Eu vi-o. dizem que sou louca, aqui no Hospital onde vagueio sem rumo nem
hora pelos corredores
de camisa de noite, uma camisa com flores bordadas junto ao peito,
malmequeres amarelos e azuis
e ainda dizem que sou eu que estou louca. Malmequeres azuis como se isso
existisse.

Puseram-me cá depois de me ter tentado suicidar duas vezes, depressão
cronica disse o Doutor, o que chamam de doença Bipolar. E os meus pais que
já não me podem aturar, e me tiveram fora de tempo acharam que isto era bom
para mim e explicaram-me que esta era a minha nova casa.


Agora já me sinto melhor, até ADORO aborrecer MUITO a dona deste Blog. Tomo

muitos remédios e às vezes sinto que perco a memória, que o Mundo lá fora
está deixar de existir. Mas este ano a minha madrinha mandou-me pelo correio
esta camisa de noite com flores bordadas junto ao peito e um cartão a dizer:
(já não sei há quanto tempo aqui estou)


"AS TUAS MELHORAS MARIA...!"




Sorriso da Mafalda Bettencourt

Anónimo disse...

Conheço a Fresquinha há mais de 20 anos e não consta que tenha algum sintoma de doença bipolar. Portanto, muito me constrange vê-la numa situação quase que diabólica, apenas com o intuito de a denegrir. Por essa razão, apesar de nunca ter comentado porque acho a blogosfera cheia de gente esquisita, venho, não só dizer à tal Maria Bipolar como o Anónimo que se lhe seguiu, para irem pregar para outra freguesia porque a reputação da minha Fresquinha é inabalável. Tomem todos os vossos comprimidos, desopilem e vão-se danar. Beijos, Léo

PS Realmente, a árvore que dá bons frutos é sempre a mais invejada !!Kisses

Anónimo disse...

Não te amofines fresquinha.

E se lhe desses uma injecção de Anatensol?

Mano

Fresquinha disse...

Prefiro Mariatensol ..tens ? :-))))) ela já percebeu que está doente ... desapareceu e já deve estar a ser medicada. E eu que precisava tanto de uma mulher a dias... sempre a ocupava a descascar ervilhas, a polir metais, a passar a ferro. Isto é gente que não sabe fazer com o tempo.

Fresquinha disse...

Olá Nuno,

Muito obrigada pelo apoio. Nem imaginava que viesses cá espreitar e tenho que te dar razão (alguma) sobre a quantidade de esquizofrénicos, malucos e outros que tais que se escondem na net para poderem exorcisar os seus demónios, a maioria das vezes em anonimato, utilizando as web camaras para peep shows, inscrevendo-se em sites de encontros esquisitos, coisas que não assumem normnalmente no dia-a-a-dia. Já vi de tudo. Mas também vi gente boa, interessante, inteligente, talentosa e não é justo não o reconhecer.
Eu infelizmente atraio loucos e bêbados. Deve ser uma missão espiritual que devo abraçar.
Ainda há bem pouco tempo te dizia isto, e volto a repetir, porque não seria justo para os visitantes sadios deste blog não o mencionar. E vê lá se comentas mais ... Vá ..beijo grande.
PS Ainda tenho bons amigos. Haja Deus !

Anónimo disse...

Como dizia Jorge Palma: Deixa-me rir! HAHAHAHAHA!

Anónimo disse...

Antes isso que o "deixa-me entrar em ti..."

Mano

Fresquinha disse...

Mano,

Não lhe dês troco. Ela enterra-se sózinha. Aliàs, ela já se enterrou forte e feio. Já há quem esteja a tratar do assunto. Não posso deixar esta louca, solta ... Depois vai fartar-se de "cantar" ! :-)

Anónimo disse...

Que vergonha tenho de ser Português!
Só vos digo para visitarem o google façam uma pesquisa e ai puderam ver que muitas pessoas com a doença bipolar fizeram e fazem a diferença no mundo da música na leitura saúde etc. etc. para não falar dos grandes antepassados que fizeram história em todas as áreas especialmente da arte.
Vocês precisavam era de serem internados num matador.
Ignorância e o que não vos falta filhos da puta!!!

Fresquinha disse...

Nem sei como me dou ao trabalho de falar com uma pessoa tão mal educada. Mas devo estar bem disposta. Em primeiro lugar, concordo que muita gente com a doença é gente útil, talentosa e inteligente. Mas, pessoas como tu, e como a do texto, precisam sinceramente de ajuda médica (é só um comprimidozinho diário) e de muita boa formação (aí é que a porca torce o rabo).
Quem não acompanhou o que se passou neste blog, neste perído, fala fora de contexto. Lê um artigo com os sintomas da doença, sente-se atingido e reage mal. Portanto, aconselho-te a não fazeres julgamentos apressados, antes de te inteirares na situação.
Em segundo lugar, estou perfeitamente dentro do assunto bipolar, porque lido com um bipolar, com mais valores do que tu e sobretudo, com formação ...coisa que tu não tens. Adquire-se no berço, não se compra na farmácia, e não se aprende na prática de artes nem na aplicação das ciências.
Em terceiro lugar, quem não gosta , come menos. Há milhões de blogs´à tua espera. Uns mais filhos da puta que outros.
Trata-te ! Serás mais feliz e farás os outros ainda mais felizes.