sábado, outubro 14, 2006

dar a volta à tripa


No âmbito das comemorações dos 250 anos da Região Demarcada do Douro,


Outubro, 25 JANTAR / PALESTRA DA CONFRARIA DAS TRIPAS À MODA DO PORTO Porto (local e tema a designar) – 20h00

Tripas à moda do Porto
(intestinos de vaca estufados com feijão)

A origem deste prato divinal perde-se nos tempos, mas é sem dúvida o grande prato da cidade do Porto. A história que muitos tripeiros têm por verdadeira, é aquela descrição em que o povo portuense dispensou toda a carne disponível para abastecer a armada portuguesa que então demandava a cidade, para a conquista de Ceuta em 1415, mantendo para si apenas as vísceras de onde foram “inventadas” as tripas que comemos até hoje.

A Casa Correia, na Rua Dr. Barbosa de Castro, junto à Capela de S. José das Taipas, é o sítio onde se comem as melhores tripas à moda do Porto. Segundo os apreciadores, são ali confeccionadas como em nenhum outro local. Mas, atenção: a Casa Correia só serve este prato às quintas-feiras. Se tomar em consideração este conselho, depois do almoço, desça calmamente à rua e a meio, à esquerda, admire as ameias da antiga muralha, nas traseiras das casas com frente para a Rua das Taipas. É só olhar para cima.


Receita para 10 pessoas

Ingredientes:

2 Kg de tripas de Vitela
1 Mão de Vitela
150 gr de Chouriço de Carne
150 gr de Orelheira
150 gr de Toucinho Entremeado
150 gr de Salpicão
150 gr de Cabeça de Porco
1,3 Kg de Frango
1 Kg de Feijão Manteiga
100 gr de Cenouras
80 gr de Cebola
50 gr de Banha
10 gr de Louro
50 gr de Sal
20 gr de Pimenta
100 gr de Cominhos

Preparação:
Começa-se por lavar muito bem as tripas de vitela. De seguida esfregam-se com sal e limão.Feita esta operação, cozem-se as tripas em água com sal. É necessário também, limpar e cozer a mão de vitela, bem como o frango e as restantes carnes.
Coze-se também o feijão, previamente demolhado, e as cenouras que se cortam às rodelas.
Realizada a preparação das carnes, passamos a uma segunda fase:
Refogamos a cebola na banha, à qual juntamos as carnes previamente cortadas e deixamos apurar.Juntamos o feijão já cozido e as cenouras, temperamos de sal, pimenta e louro, e deixamos apurar de novo.

Servir ligeiramente polvilhado com cominhos (opcional), acompanhado de arroz branco.

Receita disponibilizada por: Ribeiro

3 comentários:

BiChOs Do MaTo disse...

Coisa mai linda não me vou esquecer de o fazer, apenas troco o intestino da vaca por xixinha normal, que tal axas que tera o mesmo sabor?
a ideia da orelha e tudo o resto ate me deu agua na boca.
ai que saudades de um belo cozido, por agora nem consigo imaginar, so de pensar fico com umas nauseas. sindrome do primeiro enjoo e regurgitamento da 1 quimio...........tinha almoçado cozido..........
mas a serio hei-de experimentar
obrigado
beijocas kinda
Lara

Fresquinha disse...

Pois eu troco a orelha porque algo que não oiça ... Ainda vais comer um cozido feito por mim ..então, amiga, como vai isso ? Estou preocupada com o teu post que comentarei no teu blog. Sonhar é viver. Sonha, Lara.

BiChOs Do MaTo disse...

Mais vale não sonhar tão alto, a queda pode ser fatal........prefiro agora manter-me a meio termo...sinto-me mais tranquila a sério.
Bijocas grandes Lara