quarta-feira, novembro 08, 2006

pica

Pica é uma perturbação alimentar tipicamente definida como alimentação persistente de substâncias não-nutritivas, por um período de pelo menos 1 mês, numa idade em que este comportamento é inapropriado, sobretudo na fase de desenvolvimento (por exemplo dos 18 aos 24 meses). Ocasionalmente, a definição é extensiva ao "pôr na boca" as substâncias não-nutritivas. Os indivíduos com esta perturbação podem pôr na boca e/ou ingerir uma grande variedade de substâncias não-comestíveis, incluindo, mas não limitadas a, argila, terra, areia, pedras, seixos, cabelo, fezes, chumbo, goma, luvas de borracha, plástico, borrachas de lápis, gelo, unhas, papel, carvão, giz, tintas, lâmpadas, agulhas, cordel e fósforos ardidos.
Quando se diz "Estás com a pica toda !" quer dizer que alguém está com falta de ... cordel ?
Saber mais em

10 comentários:

Inha disse...

E pica, pica, pica...;)

Mano 69 disse...

Como as galinhas?

Fresquinha disse...

Estou surpreendida. Uma amiga minha bem há pouco tempo, confessou-me que era louca por comer terra, e quando estava grávida comia detergente para a roupa. Tal como eu, as minhas amigas, não são normais. Mas esta bateu qualquer possibilidade de recuperação:-) Expliquei-lhe na minha grande ignorância que a terra poderia ser por carências de ferro, silica, etc. O corpo dá sinais do que necesita, e nem sempre, da melhor forma. Mas ...o detergente é que foi um beco sem saída. Agora percebo que o que ela tem é pica .... :-)

Fresquinha disse...

Os Galos (eu sou Galo no horóscopo chinês) é que teem a fama de esgravatar. As galinhas picam. Como sempre, calha-me sempre a mim, trabalhar para os outros....:-)

Mano 69 disse...

Pronto está bem desde que não te piques.

Fresquinha disse...

Sou fera quando me pico. Tens razão.:-)

Anónimo disse...

Um amigo de alguem (sim, por muito má pessoa que sejamos, somos sempre amigos de alguem hehe)bom... aquele amigo de alguem, fazia um cruzeiro no pacífico sul, quando uma tempestade inesperada atingiu o navio, fazendo com que naufragasse.Aquele amigo de alguem, conseguiu agarrar-se a um destroço e a sorte levou-o até uma ilha deserta. Quando chegou á praia, com as roupas em farrapos, assustado e faminto, começou a olhar para todos os lados receoso que algum animal selvagem o atacasse. Mas a sorte tinha-o acompanhado e do meio da vegetação que orlava o imenso areal, eis que surge um homem. OH glória das glórias, afinal havia gente por ali. correu para o homem, o homem para ele e abraçaram-se de satisfação e alegria. Passados os primeiros instantes, começam a contar um ao outro por que motivo tinham chegado aquela ilha e surpreendentemente constataram que ambos eram náufragos, de naufrágios diferentes, mas náufragos. Então o amigo de alguem, recentemente náufrago indagou ao novo amigo se a ilha era habitada por animais selvagens. O naufrago mais antigo sussegou-o, que não, que não havia animais selvagens, excepto um passaro enorme, que aoparecia de longe a longe e que ele chamava de pica-miolos, dado que, ao ver alguma pessoa ou animal, imediatamente fazia um voo picado e furava o crâneo da vítima, comendo-lhe os miolos. O amigo de alguem ficou assustadíssimo, e perguntou se não havia modo de se protejer do pica-miolos.- Ha sim respondeu-lhe o outro, quando ouvires um pio agudo por cima de ti, faz imediatamente uma covinha na areia e enfia lá a cabeça, desse modo estás protegido. Estávam os 2 náufragos nesta conversa, quando uma gaivota solta um estridente piar. O amigo de alguem, nem pensa duas vezes, faz a covinha na areia coloca lá a cabeça e fica a aguardar. O outro, que já estáva na ilha ha meses, olha para o amigo de alguem que devido ás roupas rasgadas exibia um rabinho semelhante ao da mais esbelta estrela de cinema e não pensa duas vezes, decide logo ali afogar as máguas do desespero.
É então que se ouve a vozinha do amigo de alguem... ai pássaro malvado, pica, pica que até chegares aos miolos ainda falta bastante.

Fresquinha disse...

Só tu, Bartolomeu :-)))) só tu me fazias rir, num dia como este. Pois o tal amigo de alguém, e que não émeu, deve já estar sem miolos ..ele tinha poucos ! Beijo.

Anónimo disse...

Se consegui fazer soltar o teu sorriso, considero-me recompensado.
E... que venham mais cinco pica-miolos de uma assentada que eu pago já!

Fresquinha disse...

Caso para dizer: "Eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada ...."