segunda-feira, novembro 19, 2007

prepotência


No Curso de Medicina, o professor dirige-se ao aluno e pergunta:
- Quantos rins temos nós?
- Quatro! - responde o aluno.
- Quatro? - replica o professor, arrogante, daqueles que têm prazer emgozar sobre os erros dos alunos.Traga um molho de feno, pois temos um asno na sala - ordena o professor ao seu auxiliar.
- E para mim um cafezinho! - replicou o aluno ao auxiliar do mestre.
O professor ficou irado e expulsou o aluno da sala. O aluno era, o humorista Aparício Torelly Aporelly (1895-1971), mais conhecido como o 'Barão de Itararé'.
Ao sair da sala, o aluno ainda teve a audácia de corrigir o furioso mestre:
- O senhor perguntou-me quantos rins "nós temos".
- "Nós " temos quatro: dois meus e dois seus. Tenha um bom apetite e delicie-se com o feno.
.
A vida exige muito mais compreensão do que conhecimento!
Ás vezes as pessoas, por terem mais um pouco de conhecimento ou acreditarem que o tem, acham-se no direito de subestimar os outros...
E haja feno!
(Do Xico)

10 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha,

Bom dia!
:-))

Anónimo disse...

Com toda a consideração. O meu trabalho está completamente ajuntado a este género e exemplo tão bem descrito neste pequeno texto. Quantos médicos em formação já me passaram pela mão, tão corteses e respeitosos outrora, pela razão da sua verdura de conhecimento nos meandros do serviço e hoje já cirurgiões ou anestesistas, empanzinam a sua forma de estar com altivez e arrogância…e eu… continuo a ter médicos em desenvolvimento que amanhã poderão ser os próximos altivos e arrogantes…nem todos, nem todos, porque o conhecimento não desumaniza quando se tem chá suficiente para saber ser, saber estar e também saber fazer!

j2mseravat

Inha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inha disse...

vida exige, sobretudo, humildade q.b., muitas vezes confundida com subserviência, daí a existência destas vacas sagradas da sapiência, destituídas de senso prático e, sobretudo, do sentido de humor caracterítico a todos os génios.
E haja mas é pachorra!!!...;)

Bem esgalhada esta.;)

Fresquinha disse...

Anónimo,

Penso que o género retratado se estende a todas as profissões e faixas etárias. Como diz, e muito bem, falta-lhes o chá, de berço, os valores que rapidamente teem desaparecido, e sobretudo uma grande dose de humildade, como diz a Inha. Conheço pessoas da classe, que são exemplarente o oposto do descrito na anedota. Não foi intenção ofender - e sabe-o bem - uma deteminada classe. As pessoas que conheço de maior valor são de uma profunda humildade. Por mais que saibamos de uma determinada área, mais temos a percepção do pouco que sabemos e doquanto nos falta aprender.

Fresquinha disse...

Inha,
Discordo que a falta de humildade coexista sómento no meio dos teus ditos "sapientes". Penso que a falta de humildade existe nas pessoas mais inseguras do seu conhecimento. Ao contrário, é de uma enorme falta de sapiência pensar-se que sabemos tudo. Um pouco do que disse acima. Já conheci doutores sem humildade, e já tive mulheres a dias com a mesma falta. Haja pachorra ! Dizes bem.

Fresquinha disse...

Boa tarde, Xico !

:-)))

Fatyly disse...

Subscrevo a parte final do texto com palavras tuas, que existe em todas as classes.

Adorei!

Anónimo disse...

Quando peguei no ambiente de trabalho no hospital apenas o fiz porque é esse o aquário onde experimento de perto gente sábia de uma humanidade enaltecedora e os que calçam os botins para espezinhar antes que alguém manifeste saber da sua improficuidade confrangedora!

j2mseravat

Fresquinha disse...

:-) ..atacar para não ser atacado !

Gostava sinceramente de ser sua paciente. Infelizmente, vou tendo alguma saúde. Em que aquário é que está ? Suponho que os aquários sejam todos iguais.