sexta-feira, novembro 30, 2007

thomaz de mello

Quadro de Thomaz de Mello (Escola Portuguesa do séc. XIX/XX- Barcos no Tejo, óleo sobre tela assinado),
vai a praça por 30 mil euros
em Leilão de Antiguidades e Pintura
.
Terá lugar, nos próximos dias 9 e 10 de Dezembro das 15h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00, a exposição que antecede o Leilão de Antiguidades e Pintura no Palácio do Correio Velho na Calçada do Combro, 38 A, 1º1200-114 Lisboa PortugalTel. (+351) 213 242 980 Fax. (+351) 213 426 536http://www.pcv.pt/ mail@pcv.pt, num total de cerca de 730 lotes. As obras presentes nesta venda provêem de cerca de 150 coleccionadores diferentes e incluem um variado leque de peças, desde a Porcelana Chinesa à faiança das Caldas da Rainha, do mobiliário português ao indo-português, pratas e metal prateado, pintura portuguesa e estrangeira.
Neste excelente leilão, composto por cerca de 730 lotes, destacamos algumas peças que vão a praça:
- Pintura portuguesa e estrangeira com destaque para os seguintes autores, José Malhoa, Falcão Trigoso, António Saúde, Joaquim Lopes, Marques de Oliveira, Higino Mendonça, João Reis, Jaime Isidoro, Carlos Ramos, António Carneiro, Alfredo Keil, Carlos Reis, Silva Porto, João Vaz, Eduarda Lapa, Sousa Pinto, Luís Tomasini, Mota Urgeiro, Thomaz de Mello, Artur Loureiro, Henrique Medina, J.J. Ramos, Maria de Lourdes Mello e Castro, Emmerico Nunes, Jean Pillement, Giraldez y Penalver, estúdio de Guido Reni, Henri Warren, entre outros;
- Pintura religiosa desde o séc. XVI ao séc. XIX;
- Importante escultura em mármore “Vénus Italica”, segundo modelo de António Canova
- Mobiliário português e estrangeiro com evidência para um invulgar conjunto de cadeiras e canapé em nogueira do séc. XVIII, cómodas, papeleiras, mesas de encostar, cadeiras, canapés, mobiliário indo-português e oriental, contadores.
- Pratas com um conjunto muito variado de peças portuguesas e estrangeiras desde o final do séc. XVII até a final do séc. XX. Dando especial relevo para um invulgar conjunto de Cafeteiras de ourives importantes nomeadamente António Firmo da Costa. Estojos de faqueiro do séc. XVIII, XIX e XX com faqueiros da época;
Refira-se, também, a presença de um conjunto de peças de porcelana Chinesa que vão desde o final do séc. XVII até ao final do XIX, bem como um conjunto destas peças brasonadas. A juntar a este excepcional Leilão de Antiguidades e Pintura, encontram-se esculturas antigas em marfim e madeira, Vidros até ao séc. XX, Relógios em bronze, Faiança portuguesa do séc. XVII ao séc. XIX, Jóias, Moedas portuguesas e estrangeiras, antigas em ouro, Armas antigas, tapetes e tapeçarias e Esculturas em bronze de autores portugueses e estrangeiros.
- Escrivaninha chinesa com alçado em madeira acharoada a preto, decorada com motivos vegetalistas, paisagens e cenas do quotidiano a dourado. Alçado rematado por frontão recortado, com concha e enrolamentos entalhados e dourados, com duas portas e gaveta lateral. Interior com seis gavetas, dois vãos e dois compartimentos fechados, um com espelho e outro com reserva para relógio. Caixa de escritório com uma gaveta e duas tampas, tendo no interior divisória para canetas, tampo de abrir forrado a pano verde e três pequenos compartimentos. Pegas laterais em metal amarelo. Estes dois corpos assentam sobre mesa, com estirador vazado, com quatro pernas curvas rematadas em pés de garra e bola. Pequenos defeitos.
-Mobiliário português e estrangeiro com evidência para um invulgar conjunto de cadeiras e canapé em nogueira do séc. XVIII, cómodas, papeleiras, mesas de encostar, cadeiras, canapés, mobiliário indo-português e oriental, contadores.-Pratas com um conjunto muito variado de peças portuguesas e estrangeiras desde o final do séc. XVII até a final do séc. XX. Dando especial relevo para um invulgar conjunto de Cafeteiras de ourives importantes nomeadamente António Firmo da Costa. Estojos de faqueiro do séc. XVIII, XIX e XX com faqueiros da época;Refira-se, também, a presença de um conjunto de peças de porcelana Chinesa que vão desde o final do séc. XVII até ao final do XIX, bem como um conjunto destas peças brasonadas. A juntar a este excepcional Leilão de Antiguidades e Pintura, encontram-se esculturas antigas em marfim e madeira, Vidros até ao séc. XX, Relógios em bronze, Faiança portuguesa do séc. XVII ao séc. XIX, Jóias, Moedas portuguesas e estrangeiras, antigas em ouro, Armas antigas, tapetes e tapeçarias e Esculturas em bronze de autores portugueses e estrangeiros.

Sem comentários: