domingo, março 30, 2008

3 palavras velhas


Regangamalho - Sinónimo de "ir de escantilhão", ou seja sinónimo de cair de repente e/ou dar um trambolhão. Por isso, portugueses e portuguesas, quando virem alguém a espaldeirar-se de uma ribanceira abaixo, não hesitem, digam sem medo nenhum: "Lá vai ele de regangamalho!"
Rima com

Turtulho - nome que serve usualmente para definir aqueles cagalhotos, abandonados pelo progenitor, seja ele fêmea ou macho, e que, por falta de orientação dos pais, acabam por ficar entalados onde não deviam, ou seja na saída de emergência daquela estrutura de loiça, a "sanita". Este termo possui uma sonoridade bastante "nojenta" e por isso não deve ser usado sem que haja a devida contextualização no espaço e tempo.

Rima com
Bagulho
Barulho
Entulho
Gorgulho
Julho
Mergulho
Orgulho
Pedregulho
Sarrabulho
Serrabulho

Encarramiçado – derivado da palavra carramiço, designa usualmente o mau estado de um artigo artesanal de lã, nomeadamente tapetes que se colocam debaixo de cadeiras em frente de mesas de computador. Este termo apenas deve ser utilizado quando o tapete apresentar bastantes carramiços, ou seja, todo o tapete é um enorme carramiço. Não abusar da utilização deste termo senão o resultado poderá ser uma eternidade no Inferno. Não perguntem porquê, a vida é assim!

Rima com (ver aqui)

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Olha Fresquinha, sem conhecer o termo regangamalho, nem o seu significado, já utilisava uma expressão semelhante, na mesma situação.
É! sempre que via alguem a espaldeirar-se de uma ribanceira abaixo, declarava de ikmediato, alto e em bom som "cagandatrambulhão".
pesé...
;))

Fresquinha disse...

E aqui podias fazer um verso, de certeza. Vá lá ... Saudades.