sábado, março 15, 2008

as mulheres são heroínas


.
"Women are Heroes", um projecto de JR com a uma colaboração dos Médicos Sem Fronteiras na Bélgica.
Com a sua lente de 28 milímetros de confiança, durante o último ano JR foi viajar para países como Serra Leoa, Libéria, o sul do Sudão e no Quênia, documentando a vida de um grupo de mulheres extremamente corajosas. Agora, por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a documentação completa do projecto "Women Are Heroes" está a ser lançado na Internet. E não é de surpreender que o trabalho é absolutamente deslumbrante. Este passado sábado, os rostos das oito mulheres foram colocados nas paredes, em toda a Bruxelas, onde permanecerá durante um mês.
.
Ver aqui:

7 comentários:

u João disse...

Sem dúvida, que as mulheres são heroínas, em africa, aqui também!
Em africa, o homem tem o mau hábito de se sentar à sombbra da bananeira.Esta a acontecer, no continente, uma desvastação, provocada pela sida, infligida às mulheres por homens promíscuos. O homem na europa, é machista, veja-se o caso da Espanha em que morrem 2 mulheres por dia devido à violência doméstica.
Quero ser governado por mulheres, não por engenheiros, feitos à medida dos compadrios.
beijo

Fresquinha disse...

João,

As mulheres não são heroínas por serem vitimas de agressão. São heroínas por TUDO a que sobrevivem. Seja na Europa, ou na África. Costumo pensar que, pelo facto de ter nascido mulher, estou a cumprir um karma. Tipo castigo. Porque sem qualquer sombra de dúvida, o homem tem - pela sua natureza - uma carga agilizada. Pelas mulheres.
No entanto, eu NÃO gostaria de ser governada por mulheres. Só sendo mulher se compreende porquê. As mulheres no poder tornam-se bem mais insuportáveis do que os homens. Trabalhei com 2 mulheres em lugares cimeiros do poder. Troco-as por qualquer homem. As mulheres são competitivas, superexigentes,frias, práticas, quando estão em posição de decisão. Qualquer dos homens com quem trabalhei era mil vezes mais humano que as outras duas. Talvez por lhes ter sido tão difícil chegar lá, num meio de supremacia masculina. Costuma-se dizer que Não sirvas, a quem serviu !!!!
Agora, abro excepção, se esse homem fôr um Sócrates. :-)

Anónimo disse...

Ai Fresquinha a cumprir um Karma?
Há coisas a que nós não pudemos fugir,mas também podemos ter atitudes que moldam a nossa condição de mulher e a Fresquinha pertence ao grupo de certeza.
Aliàs a Fresquinha explica:a carga agilizada dos homens é feita pelas
mulheres,mas isso também está a ser mudado (refiro-me à Europa,claro).
Não gosto de a sentir, como direi,pessimista?Triste?
Quanto ao Sócrates refere-se ao nosso primeiro?Um beijinho sentido.

Fresquinha disse...

O Sócrates é o primeiro-ministro. O outro merece mais.

Fresquinha disse...

Sim, Xara, muito triste. Faz hoje 5 anos que perdi a minha mãe. E tenho uma saudade que se me agarra os ossos à alma.
Sim, Xara, karma. Tudo o que somos capazes de aguentar na vida é o que sossobra do não-aguentar dos homens. Somos sempre o contra-peso. O mestre das regras. A base. O equilibrio. O contra-peso. Não será este um enorme karma ??? Por mais que mude, estamos milhares de anos atrasadas. Repare no que dizem todas as religiões a respeito da mulher. Somos tratadas como seres de 2ª em todas elas. O código de valores vem da nossa religiosidade. E ela está infecta de pressupostos que nos atiram para baixo do nível da água. Com algum paternalismo conseguimos ter a condescendência dos homens. Nada mais.
Repare que eles aceitam os nossos gritos por justiça. Mas aceitam. Não nos fazem justiça. A violência doméstica, a violação continua a subir a passos alarmantes. Ou pelo menos é denunciada sem medo. Mas acontece! Quando vejo estes filmes, sinto tristeza, revolta e apercebo-me de que, sem nos darmos conta, as coisas estão cada vez mais na mesma. O que mudou ? A mulher tornou-se mais independente, trabalha e quando grita o Ipiranga, dá de caras com a solidão. Cada vez há mulheres mais sós para se sentirem mais livres. Que liberdade é essa em cativeiro ? Há 1 milhão de mulheres sós em Paris, por exemplo. Serão mais felizes ???? Olhe, hoje deu-me para aqui. Desculpem. Tenho que dormir e ver se há sol amanhã. Beijo, Xara. Compreendo e gosto da sua amizade.

Anónimo disse...

Comoveu-me muito.
Cairam-me lágrimas.
Estou consigo especialmente hoje.
Vai ver que há sol amanhã,nem que eu o tenha que pintar no céu.
Até àmanhã...com sol!
Beijo

Fresquinha disse...

Ao fim da tarde, ao pôr-do-sol, o sol estava lindo. Obrigada, Xara !