domingo, outubro 15, 2006

asas de Leonardo da Vinci




Esta animação demonstra a anatomia comparativa de uma asa de um pássaro e de um braço humano. A anatomia comparativa foi uma matéria que Leonardo da Vinci estudou em profundidade. Ele observou que o osso do polegar na asa de um pássaro tem o mesmo efeito que o osso do polegar dos humanos. Foi nesta base que ele desenhou as asas das suas máquinas voadoras.
Do site : V&A - Leonardo da Vinci: Experience, Experiment and Design

12 comentários:

Anónimo disse...

só vim para responder à dona fresquinha...
intão, mau maria, tu não conheces a expressão "fresca para assar"?!... (pergunta na ribeira a qualquer peixeira... hi hi hi)


quanto às namoradas "maradas" atrevo-me a perguntar: então mas não são todas?! achas mesmo que só a mim é que me calham na rifa???
tanto quanto sei - e eu sei alguma coisita do assunto! - elas só são porreiras naquele intervalo em que deixam um e ficam à espera d'outro.

bjinho do
herc

ps - que mania a tua de correres à bolachada o pessoal quando as coisas não te vão de feição...! não podes ser assim... ahhhh... assim mais meiguinha, não?!...

14/10/06 15:19

SaoAlvesC disse...

bem, eu dava já uma valente bolachada aqui no Herc... que prenda, hein!!?!!

quanto ao Leonardo... como comentar o génio?

Fresquinha disse...

Herculano,

1º Este comentário nem merece resposta. Tens a minha caixa de correio para fazeres comentários pessoais.

2º O dona fresquinha dispenso.

3º Acredito que tenhas muitas amigas no mercado do peixe local. Eu não sou uma delas.

4º Tenho por princípio nunca falar de terceiros quando não estão presentes, coisa que fizeste num blog de uma grande amiga, que obviamnete nem te passou cartão. Quando quiseres referir a minha pessoa em moldes jocosos, agradeço que o faças à minha frente.

5º Tens matéria aqui bem mais interessante para comentares. É só escolheres.

Passa bem.

BiChOs Do MaTo disse...

Linda nao consigo ver a imagem?
vou tentar outra vez!!!!!!!!!!!!

Fresquinha disse...

Falta-te descarregar o Flash Player. É imperdível,isto ! clica aqui

Fresquinha disse...

Pandora,

É mais fácil comentar um génio do que lidar com este tipo de comentário. Já apanhaste alguns e eu estreio-me agora.Ao passo que Leonoardo da Vinci falava a mesma "linguagem", no caso acima, vejo-me grega.:-) (É mais fácil fazer passar um elefante pelo buraco de uma agulha, que um rico no reino dos céus.)
Obrigada, Pandora pela solidariedade. Bj

Malta da Rua disse...

well well, já ouviram decerto a expressão ficar a chuchar no dedo, uma utilização que nem passava pla cabeça do leonardo mas que decerto ocupa muito caramelo desta Meca de piadistas em pé...

Anónimo disse...

Vou deixar aqui duas palavritas e não para justificar o que quer que seja mas porque entendo que me devo fazer entender já que o não consegui da primeira vez. Mas não faz mal: vou-me, aos poucos, habituando a esta lufa-lufa blogosférica que impede, tantas vezes, uma leitura mais cuidada e uma interpretação correcta de assuntos triviais - por vezes, COMO FOI O MEU CASO! até com as melhores intenções.
Tratou-se de uma brincadeira! E se voltares a ler o que escrevi, com olhos um pouquinho menos severos, verá que me assiste razão!
Podes dizer que de boas intenções está o Inferno cheio. Sei disso. Mas também sei o que escrevo e como escrevo. E sei que não escrevi nada que ofendesse ninguém. Pelo contrário, repito, pretendia brincar com a situação.
Olha: esclareço só que "fresquinha para assar diz-se, não só por entre as peixeiras, da sardinha que é fresquinha, que é boa, que é da melhor!.. E logo aqui te estaria a fazer um elogio se o entendesses!... Não parece ter sido o caso, lamentavelmente.
Todo o meu comentário andava nesta linha e ninguém poderá dizer o contrário.
Tratar-te por "dona fresquinha" é outra brincadeira carinhosa que, se tiveres memória, foi um tratamento que usei desde que te apanhei na net. Não é de agora, portanto.
Quanto ao resto de todo o teu discurso, que li e reli com atenção, julgo que depois do que acabei de escrever, a única coisa que posso dizer é que "cá recebi mas não era pressa".
Convicto de que lerás tudo isto com um pouco mais de atenção, deixo-te de novo os protestos da minha consideração - consideração que não belisquei e que só uma errada interpretação pode ter inferido qualquer outra coisa.
Todavia, se quiseres manter a tua posição inicial, contra tudo o que acabei de escrever, obviamente que estás à-vontade - o que nem poderia ser de outra maneira.
Cumprimentos
herc

Mano 69 disse...

Hic, hic

Fresquinha disse...

:-)

Fresquinha disse...

Herculano,

Tens a minha caixa de correio para fazeres comentários pessoais.

CB disse...

Olá!

Encontrei este blogue no meio de uma pesquisa da pintura "Adoração dos Magos" de Botticelli e adorei mesmo :)

Gostava era de saber quem é o autor/a da pintura da imagem do blogue. É uma pintura muito bonita :)