sexta-feira, outubro 13, 2006

estou farto



ESTOU FARTO

Sou funcionário público. Ainda não vi a minha fotografia numa esquina anunciando que se procura "vivo ou morto, um criminoso perigoso". Mas graças à incompetência dos políticos, já evito dizer a profissão em público e começa a ser frequente ouvir os conhecidos mandarem-me piropos desagradáveis, para não falar daquilo que se ouve no café ou na mercearia.
Entrei para a Função Pública por mero acidente conjuntural. Mas entrei. Num tempo em que o funcionário era tratado com um mínimo de dignidade. Os políticos referiam-se a eles com o mínimo de consideração e não apenas com uma educação contida por receio da perda de votos. Naquele tempo sentia-me socialmente útil. Os incentivos não eram muitos, mas trabalhava com prazer. Sentia-me empenhado naquilo que fazia. Nem pensava na reforma. E só as dificuldades do dia-a-dia me levavam a questionar o que ganhava ou os aumentos que poderia ter.
Passados alguns anos, e porque os portugueses têm o mau gosto de escolher os políticos com menos cuidado com que votam em quem vai ganhar a Primeira Companhia, passei a ser bode expiatório de todos os males do país. Agora sou um parasita. Não produzo nada. O que ganho equipara-me a qualquer proxeneta. Sou um "gandulo" que não justifica o ordenado. Agora estou a mais no meu país. Ainda antes de haver quadros de excedentários, sinto-me um excedente social.
Ganhe muito ou ganhe pouco, trabalhe muito ou trabalhe pouco, ganho demais. O que faço não serve de nada.
O empresário que gasta o dinheiro da empresa em putas e não a moderniza não tem culpa. O político que ganha por fora (é para financiar o partido, diz ele aos seus corruptores) não é responsável. Os governantes que compram frotas imensas de automóveis novos, estão a zelar pelo património do Estado. O "boy" incompetente não faz parte do problema. O único problema sou mesmo eu.
Acontece que estou a ficar farto de ser o problema...

Autor: desconhecido. Obrigada, Pandora.

1 comentário:

SaoAlvesC disse...

Mal vai um país que não respeita minimamente aqueles que todos os dias contribuem para o seu próprio funcionamento.

Muitas coisas estão mal, mas nem td pode ser atirado nas costas dos FP... no entanto, aqui é o que todos fazem começando pelo governo que assim sacode a água do seu capote!